Clipart

Como é feita a reciclagem do vidro?

O vidro é um dos materiais que apresenta mais vantagens em sua reciclagem, já que o processo é capaz de produzir peças novas a partir do vidro descartado na natureza quantas vezes forem necessárias. Além disso, quantidade de vidro que pode ser produzido através da reciclagem é igual ao seu volume inicial, de modo que um quilo de restos de materiais de vidro pode ser transformado em um quilo de vidro novo.

O processo de reciclagem do vidro se inicia pela coleta do material na natureza. Essa tarefa é realizada por catadores ou através da coleta seletiva, que designou a lixeira de cor verde para o descarte do vidro. Após a coleta, o vidro, que pode ser encontrado nas cores verde, marrom e transparente, é separado por cor. Esse processo é necessário, pois a mistura das cores pode interferir no produto final. Em seguida, o vidro passa por um eletroimã, que retira resíduos de metais, segue para um processo de lavagem em água, que retira restos de embalagens e é enviado para uma esteira onde são retirados plásticos, terra e pedras. A próxima etapa consiste em triturar o vidro e transformá-lo em cacos homogêneos, que passam novamente pelo eletroimã, para garantir que não restou nenhum resto de metal.

Esse material bruto é armazenado e encaminhado à indústria vidraceira, que irá transformá-lo em novas peças de vidro, através do aquecimento.