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Como calcular o preço do vidro?

O vidro, assim como outros materiais que são vendidos à metro e necessitam de colocação feita por profissionais especializados, costuma gerar muita discussão acerca de seu preço. As vidraçarias oferecem o orçamento do serviço proposto, mas para que o consumidor possa negociar seu preço, é preciso entender todos os custos envolvidos na compra e colocação dos vidros.

Custo do vidro: O preço do vidro pode variar bastante, de acordo com seu tamanho, espessura e qualidades que possui. A melhor maneira de obter um vidro com bom custo-benefício é realizando uma pesquisa em vidraçarias.

Custo da mão-de-obra: Muitos fatores são levados em conta na hora de estipular o custo da mão de obra de colocação do vidro. É preciso levar em conta os fatos que agregam valor a esse item, como a fragilidade, peso e dificuldade de transporte do vidro, as horas empregadas na instalação, a massa e o solvente usados para sua fixação e o deslocamento do colocador até o local do serviço. Nas vidraçarias, o serviço normalmente é orçado através do cálculo homem-hora, cujo valor consiste na divisão dos custos fixos da empresa pelo total de funcionários que possui, levando em conta as horas trabalhadas por eles. Para entender como esse cálculo é realizado, imagine a seguinte situação: Se uma vidraçaria gasta R$10.000 por mês em despesas e possui três colocadores que trabalham cerca de 150 horas por mês, o valor do homem-hora é calculado através da expressão 10000/ (3 x 150), que resulta em R$22.

Serviços de terceiros - Algumas vidraçarias não contam com todos os profissionais necessários para determinados serviços de colocação de vidros. Em muitos casos, é necessário que sejam contratados motoristas, serventes, marceneiros, pintores, além de carretos de frete. O custo desses profissionais é incluído no orçamento do cliente, ainda que parcialmente. Antes de fechar contrato com uma vidraçaria, procure saber se ela dispõe de uma equipe de profissionais capacitada.

Encargos – Encargos são os valores incluídos no preço de venda do produto e do serviço, referentes a impostos pagos pela empresa, o lucro obtido e a comissão paga a vendedores e colocadores. Geralmente, cada item totaliza cerca de 10% do valor total cobrado ao cliente.

O preço de venda deve ser o resultado da soma dos valores do custo dos materiais, custo da mão de obra e serviços de terceiros, multiplicado pelo valor dos encargos. Avaliando esses itens, é possível fazer uma conta e adquirir um valor base para negociação.